Sentido da Vida

O sentido da vida é um tema muito vasto e na minha opinião muito subjetivo, sempre vinculado a percepção que cada indivíduo tem do que o cerca.

Um dia, caminhando pela cidade, acabei chegando a uma praça. Observando o local eu via pessoas se abrigando do sol na sombra das árvores, as crianças fazendo castelos de areia na sombra das árvores, um casal de idosos sentados abraçados em um banco, na sombra das árvores e um rapaz lendo também na sombra das árvores.

Iniciei uma longa divagação percebendo que eu também estava sob uma árvore. Amparado por sua sombra, comecei a pensar: - há quanto tempo será que estas árvores existem? Com certeza são mais velhas do que eu. Há quanto tempo elas foram plantadas, ou a semente veio trazida pelo vento e caiu exatamente nesse lugar, cresceu, eu nasci e ela já estava desenvolvida com certeza. Então um dia chego em uma praça e ela está ali, me dando sombra, me abrigando do sol.

Neste momento creio que entendi o motivo de estarmos nesse planeta. Estamos aqui para ser úteis a um propósito, para alguém ou alguma coisa de alguma forma.

Enquanto esse dia não chega vamos nos preparando, através da leitura, estudos, sempre buscando a reforma íntima, buscando a correção de nossas falhas, o entendimento dos conflitos internos. Busquemos o crescimento pessoal, pois um dia poderemos estar no lugar daquela árvore, dando sombra para outra pessoa.

Esta sombra pode se traduzir no ato de ouvir alguém, sem dar conselhos, afinal a árvore não fala. Estar ali, à disposição, ouvindo, presente, ajudando a depurar todos os pensamentos confusos ou conflituosos que possam estar na mente de quem está desabafando.

A árvore apenas dá a sombra, resiste ao tempo, suportando chuva, granizo e temporais, ela se mantém porque tem uma finalidade: mais cedo ou mais tarde alguém necessitará daquela sombra para descansar, pensar, recuperar o fôlego, as forças e continuar.

Fazer diferença na vida de outra pessoa é o que há de mais gratificante, considerando que tudo foi colocado nesse planeta para coexistir em harmonia e em mútuo auxílio.

A diferença que aquela árvore pode fazer na vida de alguém? Proporcionar, num momento de maior necessidade, um alívio do calor, abrigo da chuva, um lugar para recostar ou até mesmo um ponto de referência.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tempo, tempo, tempo ...

Mulher

Entenda que