Entenda que

Entenda que:

Se alguém lhe agredir com palavras sem motivo algum, não devolva a agressão. Faça aquela expressão de interrogação onde se lê: "você está biruta?"
Geralmente quando alguém nos agride desta maneira, de alguma forma está tentando desabafar sobre algum problema que enfrenta.
Não conseguindo ver uma maneira de resolver por si mesma, a pessoa tenta dividir esta carga. É como se fosse uma pilha com energia demais. Para não explodir tem que descarregar em algum aparelho, nesse caso você.
Entenda que para ajudar esta pessoa o melhor é não revidar, faça "cara de paisagem", espere o momento de tormenta passar e depois chame a pessoa num canto e pergunte: "o que houve com você naquela hora?"
Com certeza haverá uma explicação, a vergonha tornará rubra aquela face e você verá que não foi o motivo daquela ventania.
Quase sempre respondemos à altura, porque nos sentimos feridos em nosso orgulho ou acionamos um sentimento de culpa que na verdade não existe e entramos no "modo combate".
A pessoa que agride na verdade quer um sparring, sim como no boxe, um adversário que ajude a descarregar toda aquela ira.
Não revide, não aceite aquela vibração, ou você se contaminará e também irá procurar algo ou alguém onde descarregar aquele excesso de energia ruim.
Então vira um ciclo vicioso, a pessoa está irritada, você se irrita com ela porque não vê motivo para aquilo tudo, ela se irrita porque você está tentando acalmá-la, você se irrita mais ainda porque não consegue acalmá-la e assim vai.
Você desiste, fica com toda aquela irritação, sai para rua, xinga outra pessoa pelo caminho que nada tem a ver com tudo isso, aquela pessoa se irrita também e formou-se a disseminação de irritação, de energia ruim.
Entenda que quando uma pessoa irritada, furiosa lhe afrontar, você deve fazer um esforço para lembrar que esta pessoa está com problemas e não você. Você dormiu bem, acordou feliz, sem problemas, então não entre nessa.
Sabe quando você passa por uma estrada e vê alguém com o carro enguiçado? Antigamente você desceria, já iria ajudar, e hoje se sabe que o melhor é avisar concessionária da estrada ou a polícia para mandar ajuda. Se você descer pode nada acontecer ou acontecer de tudo.
Então haja da mesma forma. Não entre na vibração do problema do outro, ajude como puder. Ouvindo atentamente aquele monte de asneiras e aguardando o momento certo de esclarecer tudo. O primeiro requisito para evitar uma grande briga, é ter o orgulho sob controle.
A questão de "não levar desaforo pra casa", "não deixar pra depois", "responder à altura", só agrava uma situação que se não evitada, poderia ser amenizada.
Essa maneira de agir é um exercício, leva tempo para nos tornarmos sábios, mas vale a pena tentar.
Entenda que você está bem, e outro precisa de ajuda. Noutro dia pode ser o contrário, você ser a pessoa colérica e a outra lhe ajudar, apenas ouvindo sem contrariar, sem iniciar uma guerra.

Comentários

Postar um comentário

O foco deste blog é reflexão sobre fatos diversos com o objetivo de contribuir para superação dos muros limítrofes de nossa consciência. Não serão admitidas inferências injuriosas de qualquer espécie. Quaisquer comentários que sejam feitos sobre ponderação alheia, devem ser restritos tão somente à essência do assunto e, jamais serem direcionados ao autor. (Ex.: Fulano é louco de pensar assim/Fulano está completamente errado; etc.).

Postagens mais visitadas deste blog

Tempo, tempo, tempo ...

Mulher